Por que eu devo ler Marcos?

Por que eu devo ler Marcos?

Porque ler Marcos?

O tempo prometido chegou. O Reino de Deus é inaugurado com a chegada de Jesus!

As primeiras páginas de Marcos apresentam o personagem principal. Ele é o escolhido de uma antiga profecia! O Deus que criou o universo fala diretamente com ele.

Ele tem poderes especiais: cura doentes, expulsa forças do mal, pratica rituais de meditação, jejua durante 40 dias, vai para o deserto e se torna amigos de animais selvagens enquanto divide refeições com anjos.

Marcos promete que a história será emocionante e que vale a pena acompanhar o herói principal… Se isso não for suficiente, eu trago um pouco mais de realidade abaixo.

———

Marcos era apenas um jovem quando Jesus foi crucificado, mas aos 40 anos ele está morando em Roma e trabalhando ativamente junto de Pedro e Paulo, dois pesos pesados do movimento, até que acontece o inesperado!

Um incêndio destrói metade de Roma - e Nero, para afastar suspeitas de si mesmo, põe a culpa nos já odiados cristãos. Muitos dos quais, incluindo Pedro, são brutalmente executados.

Marcos, que havia durante anos coletado depoimentos de Pedro e outras testemunhas oculares, agora, apressado pela urgência da perseguição, resolve escrever toda essa história.

Nós podemos perceber o tom ansioso em quase todas as frases que ele escreve, sem perder tempo em ir ao que interessa: “Deus está aqui, agora, do nosso lado, procurando ativamente nos ajudar no que precisamos!”

Marcos escreve para uma comunidade que precisava ser lembrada que Deus ouve orações e que poderia trabalhar através do seu testemunho e fé; eles também precisavam ser lembrados que isso provavelmente iria fazer com que eles sofressem perseguição e quem sabe até perder a vida; por último, a mensagem de Marcos ressalta as falhas dos próprios discípulos como um exemplo de que mesmo que os leitores não tenham ainda mudado sua vida radicalmente, Deus trabalha pacientemente com eles para atingir este objetivo.

Então se você as vezes duvida que Deus ouve orações; se tem problemas em acreditar que Deus pode te usar; se a vergonha por ainda ser um pecador faz você pensar que Deus não esta trabalhando mais em você, leia Marcos, ele escreveu essa história pra você!

comments powered by Disqus