Que diferença faz se Deus existe?

Deus existe

I. Se Deus não existe, então toda a vida humana bem como cada indivíduo será destruído.

{#user-content-ii-se-não-há-um-deus-e-não-há-vida-após-a-morte-então-a-vida-não-tem}II. Se não há um Deus e não há vida após a morte, então a vida não tem:

  • A. Sentido
    1. Sem a imortalidade uma vida não tem um significado e não faz nenhuma diferença no destino do mundo.
  • B. Propósito
    1. Sem a imortalidade nosso destino é a extinção através da morte.
    2. Sem um Deus não há nenhum propósito para existirmos ou para termos vindo a esse mundo.

{#user-content-iii-É-impossível-viver-consistentemente-e-feliz-olhando-o-mundo-de-um-ponto-de-vista-ateu}III. É impossível viver consistentemente e feliz olhando o mundo de um ponto de vista ateu.

  • A. Se nós vivemos felizes como ateus, é porque de maneira inconsistente criamos para nós um sentido e um propósito, mesmo que este seja sem nenhum fundamento.
  • B. Se vivemos consistentemente como ateus, nós devemos ser profundamente infelizes e até um pouco desesperados porque nós sabemos que nossas vidas são sem sentido, inúteis e sem propósito.

{#user-content-iv-o-cristianismo-bíblico-desafia-essa-maneira-de-olhar-a-vida}IV. O Cristianismo Bíblico desafia essa maneira de olhar a vida.

  • A. De acordo com o Cristianismo Bíblico Deus existe e a vida não acaba na morte.
  • B. O Cristianismo Bíblico afirma que há condições suficientes para uma vida com Sentido e Propósito: Deus e imortalidade.
  • C. O Cristianismo Bíblico oferece uma estrutura na qual podemos viver consistemente e felizes.
  • D. Sendo assim, porque não dar uma segunda chance para analisar a verdade oferecida pelo Cristianismo Bíblico?

{#user-content-o-sucesso-do-cristianismo-bíblico}O Sucesso do Cristianismo Bíblico

O Cristianismo Bíblico tem êxito exatamente onde o ateísmo falha.

Agora, nada disso prova que o Cristianismo Bíblico é verdadeiro. O ateu pode afirmar que eu abracei uma Nobre Mentira e que assim estou enganando a mim mesmo. Sim, devemos examinar melhor os argumentos contra a existência de Deus. Mas por hora, ao menos temos que deixar clara nossas alternativas:

Se Deus não existe, então a vida é fútil. Se Deus existe, então a vida tem significado.

Apenas a segunda dessas duas alternativas nos permite viver felizes e consistentemente. Sendo assim há uma diferença enorme se Deus existe ou não.

Além disso, me parece que mesmo que as evidências para essas duas opções fossem exatamente iguais, uma pessoa racional optaria por escolher a opção de acreditar em Deus. Porque, se as evidências são iguais, me parece completamente irracional preferir a morte, futilidade e destruição invés de vida, sentido e felicidade. Como Pascal uma vez falou, nesse caso, “não temos nada a perder e temos o infinito para conquistar”.

Meu objetivo, por hora, é mais modesto do que lhe convencer de que Deus existe, eu apenas espero que você pense a respeito desse problema, para realizar que o assunto sobre a existência de Deus tem profundas consequências para nossas vidas e que nós não podemos nos dar o privilégio de ser indiferentes quanto a isso.

comments powered by Disqus